domingo, 3 de abril de 2011

Técnica Oriental é utilizada no tratamento da dor

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a acupuntura é considerada especialidade médica


Está com dores muito fortes, problemas na coluna, L.E.R? Uma terapia alternativa pode auxiliar: a acupuntura. Esta é a principal especialidade da Medicina Tradicional Chinesa e traz, entre vários benefícios, o alívio para as dores. Ela acalma células cerebrais responsáveis pela percepção da dor, ajudando a diminuir a sensibilidade na região atingida.


Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, existem canais de energia em nosso corpo chamado de meridianos. Eles são interligados, formando uma rede complexa com 365 pontos principais, cada qual com uma função específica. Quando a circulação normal dessa energia sofre um bloqueio, ocorrem as desarmonias nos órgãos internos, gerando, assim, as doenças. De acordo com o Dr. José Carlos Bento da Silva Júnior, “acupuntura é uma técnica da MTC que visa restabelecer os equilíbrios energéticos do seu corpo. Ela faz com que seus órgãos e vísceras entrem em um padrão de organização. O organismo em si sofre vários desequilíbrios, sejam eles emocionais ou funcionais. Pela acupuntura esse equilíbrio é devolvido.” Através do posicionamento de agulhas especiais em determinados pontos na pele, são gerados estímulos que restabelecem o equilíbrio energético, proporcionando ação antiflamatória, analgésica e um excelente relaxamento muscular.

Na primeira consulta o acupunturista, através de um questionário completo sobre a saúde do paciente, identifica a desarmonia a ser tratada e escolhe os pontos acupunturais para o trabalho terapêutico. Após a limpeza da pele com álcool, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local. O paciente sente, no momento da aplicação, um tipo de dormência, peso ou pequeno choque. Logo após, experimenta uma sensação de bem estar e relaxamento, chegando, muitas vezes, a cochilar. As agulhas são inseridas quase que superficialmente e são mantidas no corpo por aproximadamente 20 minutos até que o efeito aconteça. Em seguida, são retiradas.

Normalmente as sessões são realizadas uma vez por semana. Mas em casos graves sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento depende do tempo do surgimento da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado.

Hoje, a acupuntura é uma especialidade médica. Vários trabalhos mostraram que a maioria dos pacientes obtém uma diminuição significativa da dor logo nas primeiras sessões (média de 50% de diminuição da dor na primeira sessão). Porém, há necessidade de um acompanhamento para um melhor resultado.

A cura ou a melhora dependerá de cada organismo e também da freqüência do paciente às sessões. Além disso, ele precisa seguir o que o terapeuta determina: mudança de vida e hábitos alimentares.

Dr. José Carlos realiza atendimentos em sua clínica em Jaú as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 18h00, e em Bariri às quartas-feiras, das 8h00 às 17h00. Em outros dias da semana ele encontra-se ministrando aulas em unidades do IBRAM (Instituto Brasileiro de Acupuntura e Massoterapia) com unidades em Ribeirão Preto, Sorocaba, Piracicaba, São José do Rio Preto, Marília e Alfenas, além de estar no 5º período de Fisioterapia na Faculdade Marechal Rondon, em São Manuel.

O Instituto de Terapias Alternativas oferece aos pacientes diversos tratamentos estéticos e conta com uma filial na cidade de Taguaí (SP).


Karoline Maria C. França Pinto (Estudante  do 3º período de Jornalismo - Faculdades Integradas de Jaú - São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário