terça-feira, 10 de maio de 2011

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JAÚ ATUALIZA CADASTRO

A Prefeitura Municipal de Jahu através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social solicita a presença das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família para atualização de cadastro.

Desde o início deste ano o Ministério do Desenvolvimento Social solicitou a todos os Municípios a revisão cadastral dos dados constantes no formulário do sistema Cadastro Único. Através deste sistema, o Governo Federal conhece a realidade socioeconômica das famílias e transfere mensalmente às famílias beneficiárias. Para receber o benefício são levadas em consideração a renda mensal per capita da família e também o número de crianças e adolescentes até 17 anos.

Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família em Jaú, Eliana Lopes De Marchi, “todos devem comparecer para atualizar o cadastro. O Governo Federal pede que façamos essa revisão cadastral para manter os dados atualizados e o benefício possa ir para as famílias que realmente necessitam dele. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social recebeu uma listagem do Governo Federal onde 626 pessoas estão com renda superior ao permitido para o recebimento do Programa Bolsa Família, que atualmente é de 140 reais per capita. Existem cadastros com mais de mais de 2 anos sem atualização. Pode ser que famílias que estão indicadas com renda superior hoje não estejam mais. As pessoas receberão cartas para que compareçam à Secretaria de Assistência Social para atualizarem seus cadastros até 31 de outubro. Após essa data, os benefícios dessas famílias serão cancelados”.
A coordenadora reforça que as famílias que não necessitam mais do benefício financeiro transferido mensalmente pelo Governo Federal devem comparecer na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para informar a situação socioeconômica da família, “pois assim desvinculamos a família do Programa e damos chances a outras pessoas que realmente necessitam do benefício”, diz De Marchi.
As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem assumir e cumprir compromissos para continuar recebendo o benefício.

Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê. “Existem famílias que, além de comparecerem na Secretaria de Assistência Social para atualizarem seus cadastros, devem comparecer nos Postos de Saúde, pois senão fica incompleta a atualização cadastral.”, completa De Marchi.
Atualmente Jaú conta com 2.406 famílias recebendo o benefício do Programa Bolsa Família.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada à Rua Quintino Bocaiúva, 552, funciona das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3602-5777.

Por Karoline Maria C. França Pinto (Estudante do 3º período de Jornalismo - Faculdades Integradas de Jaú - São Paulo)