segunda-feira, 2 de maio de 2011

Secretaria de Esportes de Jaú realiza a 2ª Copa da Juventude

A Prefeitura Municipal de Jaú através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com a Rede Internacional de Capoeira promoveu ontem (17/04) a “2ª Copa da Juventude”. O evento foi realizado no ginásio de esportes Luiz Liarte, localizado à Rua Dom Pedro I, na Vila Netinho.

Estiveram presentes ao evento várias autoridades, como o secretário de Esportes, Lazer e Recreação José Eleutério de Abreu Ribeiro, o vereador de Bariri Edcarlos Pereira dos Santos, o Vice Presidente da Federação Paulista de Capoeira, João Moreira, o Diretor Técnico da Federação Paulista de Capoeira, Hermes Soares dos Santos, o Diretor Regional da Federação Paulista de Capoeira, Adenilson Correia, o Presidente da Federação Brasileira, Mestre Garisto e o Presidente da Confederação Internacional de Capoeira, Valdenor Silva dos Santos. O intercambio esportivo contou com 8 equipes das cidades de Jaú, Itapuí, Agudos, Bariri e Catanduva.

Um festival de duplas com 86 crianças nas categorias masculino e feminino até 17 anos iniciou o evento. Todas receberam medalhas de participação.

Em seguida, trinta atletas nas categorias masculino e feminino acima de 18 anos, divididos por peso, participaram de um campeonato e foram avaliados individualmente no quesito volume de jogo, que inclui os itens ginga, técnica, circularidade, iniciativa, esquiva, resistência e disciplina.

A equipe campeã foi da Secretaria de esportes de Jaú, sob o comando do técnico Mestre Marcial Augusto Lopes. Em segundo lugar ficou a equipe Falcão Dourado, de Jaú tendo a frente o técnico mestre Pezinho, e em terceiro lugar a equipe Acauã, de Agudos, sob o comando do técnico mestre Xavier.

O evento foi coordenado pelo Prof. Mestre Marcial Augusto Lopes (técnico da capoeira), Prof. Manoel Teixeira (coordenador de artes marciais), e Maurílio Martins Caparica (diretor de esportes). A arbitragem foi da Federação Paulista de Capoeira.

Segundo o secretário de Esportes José Eleutério Abreu Ribeiro, “a vinda de uma etapa do Campeonato Paulista para a cidade faz com que o atleta se motive a trabalhar mais na percepção de responsabilidade e disciplina. Além disso, a vinda da Federação Paulista é muito importante, pois os membros que a compõe só vêm às cidades do interior mediante um convite e quando observam que a cidade faz um bom trabalho organizacional.”

Para o presidente da Confederação Internacional de Capoeira, Valdenor Silva dos Santos, “a Confederação Internacional vê com otimismo e orgulho esse evento, pois Jaú está entre os municípios do Estado de São Paulo que se tem conhecimento que tradicionalmente investe na capoeira, seja como arte, como esporte, como cultura, como competição de alto nível, como inclusão social, formação, cidadania. Parabenizamos a administração do prefeito Dr. Osvaldo Franceschi e toda equipe da cidade envolvida na proposta de valorização da capoeira, que é patrimônio cultural brasileiro e está em um momento de crescimento em todos os continentes.”

Karoline Maria C. França Pinto (Estudante do 3º período de Jornalismo - Faculdades Integradas de Jaú - São Paulo)